Desde o início das atividades de logística frigorificada no Brasil, o mercado, de uma maneira geral, foi dominado por homens na liderança. Mas isso vem mudando, e hoje as mulheres também estão presentes nesse segmento predominantemente masculino.
Rosemary Panossian é uma mulher que vem ganhando destaque na cadeia do frio. Ela começou a trabalhar aos 16 anos na Companhia Brasileira de Materiais Ferroviários (COBRASMA), depois se formou em educação física e pedagogia, mas acabou encontrando na logística sua verdadeira vocação.
Entre os anos de 1989 e 2005 avançou no segmento de varejo e frigoríficos, trabalhando como representante comercial, e logo fundou a Taw Karnes e depois a Vip Carnes, empresas de representação comercial atuantes nos setores frigorificado, de distribuidoras e de açougues, atendendo o Brasil inteiro.
Em 2006 fundou a Confiance.Log, sua atual empresa, um operador logístico com foco na armazenagem e no transporte de produtos refrigerados e congelados. Esse segmento ainda tem grandes lideranças encabeçadas por homens, mas isso já está mudando um pouco. “Recentemente comecei a participar de eventos do setor e percebi uma presença feminina maior. Ainda tímida, é verdade, mas significativa. Acredito que as mulheres começarem a ocupar cargos mais altos nesse segmento seja uma tendência e acho importante que essa pauta seja cada vez mais inserida em todos os ambientes da sociedade. Apesar de o meu setor mostrar uma boa aceitação, a importância da mulher na sociedade ainda é vista de maneira diferente em diversos ambientes”, analisa Rosemary.
O setor da cadeia do frio é bastante respeitoso, independente do gênero. De acordo com Rosemary, o relacionamento que ela tem com o mercado é muito maduro. “Minha relação com os players do segmento, assim como com os meus clientes e fornecedores, sempre foi muito positiva, e arrisco dizer que alguns deles expressam admiração por mulheres que tiveram motivação para seguir nesse caminho”.
Hoje o quadro de colaboradores gerenciais da Confiance.Log é composto 50% por homens e 50% por mulheres. “Todos os nossos colaboradores possuem um espaço aberto. Construímos uma empresa democrática que dá oportunidade e valor a todos. Procuramos inserir valores de excelência e vontade de melhoria na formação, estimulando aprendizado e estudo. Não temos como pauta gênero, classe, religião. Igualdade e valores humanos e humanitários fazem parte do nosso core”, ressalta Rosemary.
Planos para o futuro
O ano de 2019 será desafiador para a Confiance.Log, pois será inaugurado um novo centro logístico, maior e ainda mais moderno. “Buscamos sempre aprimorar os nossos processos, entregando excelência e sustentabilidade aos negócios. Vamos continuar trabalhando duro e disponibilizando cada vez tecnologia aos nossos clientes. Além de mais espaço de armazenagem dentro de um ambiente ético e transparente”, finaliza.
Veículo: Transporte Digital News (Janeiro 2019)
Comments