top of page
Buscar
  • Foto do escritorFischer Comunicação

Logística do Frio



Se a logística no segmento de alimentos e bebidas já é complexa, em razão das próprias características dos produtos, imagine a logística do frio aplicada a este segmento – tema desta matéria especial. Ela apresenta várias peculiaridades, como as apresentadas a seguir pelos representantes de algumas empresas atuantes nesta área.


“A logística no segmento de alimentos na cadeia do frio exige práticas operacionais rigorosas. Controles de temperatura na armazenagem, desde a entrada, picking e saída, embarque, transporte, descarga e novamente armazenagem e exposição no varejo. A perda de temperatura em uma dessas etapas é chamada de quebra da cadeia do frio, e põe em risco a segurança alimentar”, expõe Rosemary Panossian, sócia-diretora da Confiancelog Armazenagem, Logística e Transporte.


Problemas… e soluções


Tanto especificidade, se não atendida, certamente vai gerar problemas. Rosemary, da Confiancelog, aponta que o turn-over nesse segmento é alto. A contratação quase sempre é feita com candidatos não especializados, devido a ser um segmento muito específico. “A necessidade de treinamento em boas práticas de operação, conscientização e padronização de processos deve ser uma constante.”


Tendências


E as tendências, em termos de logística do frio no segmento de alimentos e bebidas? Para Rosemary, da Confiancelog, é a busca pela automatização. “Muito embora com um custo muito alto ainda, é realidade lá fora. Precisamos avançar.”


As empresas


A Confiancelog é especializada na área de supermercados. “Hoje consideramos nossa expertise, com KPI´s bem perto de 100% de eficiência”, diz Rosemary. A empresa faz todo o trabalho da gestão dos estoques do cliente em seu CD – recepção de pedidos, picking, entrega e inventários. “Inclusive fazemos, também, o controle de qualidade na entrada do produto no CD”, completa a sócia-diretora, apontando alguns dos clientes da empresa: Rede Ricoy e Rede Barbosa de supermercados.


Veículo: Logweb (Junho 2017)

14 visualizações0 comentário
bottom of page