top of page
Buscar
  • Foto do escritorFischer Comunicação

Empresa recruta colaboradores por intermédio da Missão Paz



Por conhecer e admirar o trabalho da Missão Paz, a Confiancelog vem realizando ações em conjunto com a instituição para recrutar novos colaboradores à sua equipe operacional. A instituição filantrópica acolhe refugiados e imigrantes de diferentes nacionalidades. Nos últimos dez anos, seus serviços foram utilizados por pessoas de mais de 120 nacionalidades.

A ação com a Missão Paz surgiu após a fundadora da Confiancelog, Rosemary Panossian, ver uma matéria sobre o trabalho da instituição com refugiados na Paróquia Nossa Senhora da Paz, na região central de São Paulo. “Fiquei muito impressionada com o trabalho humano e profissional da instituição e com a estrutura de acolhimento dos imigrantes e refugiados. Fiz uma visita pessoalmente ao local e o nosso RH deu andamento às contratações. Nesse primeiro contato foram 16 contratações”, destaca Rosemary.


Algumas nacionalidades se destacam na Missão Paz, como os haitianos, venezuelanos, bolivianos, paraguaios, peruanos, colombianos, angolanos, nigerianos e sírios. “Nós respeitamos suas histórias e culturas. Hospedamos as pessoas na Casa do Migrante, oferecemos cursos de língua portuguesa, palestras interculturais, inserção laboral, tratamento de saúde físico e mental, apoio jurídico para documentação, práticas artísticas e culturais envolvendo diversas etnias e nacionalidades”, afirma Marcelo Taniguti, coordenador da área Eixo Trabalho.


Por meio do Eixo Trabalho, a instituição atende as demandas das empresas e dos imigrantes ou refugiados para contratações.  “A contratação é vista como um processo no qual diferentes atores precisam se preparar. Existe um momento de capacitação para os empregadores e também para os refugiados. Outra etapa está relacionada ao processo de entrevistas, com o auxílio de mediadores treinados para selecionar candidatos. Depois de alguns meses de trabalho nas empresas, a Missão Paz costuma realizar visitas para dialogar com os empregadores e contratados”, ressalta Taniguti.


O programa para contratação surgiu em 2012 e, até 2019, mais de 7 mil refugiados já haviam sido contratados. A Confiancelog até o momento realizou mais de 40 contratações e pretende continuar com essa missão. Para Fernanda Bianco, diretora de Marketing e Governança Corporativa, da Confiancelog, as contratações são muito positivas. “Temos funcionários que foram contratados por intermédio da Missão Paz que hoje ocupam cargos administrativos e de liderança. A equipe da instituição já veio pessoalmente na Confiancelog para conhecer a nossa empresa e também rever alguns refugiados que foram contratados”.


Segundo a executiva, a contratação pode mudar a história de muitas famílias. “Temos um caso em que a esposa de um funcionário haitiano veio depois que ele já estava trabalhando e garantimos uma vaga para ela também. Hoje, o casal está bem estruturado no país e até já tiveram uma filha brasileira”.


Outra história de destaque na empresa é a do nigeriano Kayode Afolabi que também faz parte do time da Confiancelog por intermédio da Missão Paz.


“Comecei a trabalhar com a Confiancelog em agosto de 2014 e tem sido uma experiência maravilhosa. Comecei como separador e hoje estou trabalhando no setor de transporte. É muito bom fazer parte da equipe”, ressalta o colaborador.

Kayode Afolabi, contratado por intermédio da Missão Paz


Para Fernanda Bianco, o intercâmbio cultural nas contratações já faz parte do DNA da Confiancelog. “Ficamos felizes com histórias positivas e estamos satisfeitos com a reciprocidade profissional. Na empresa nós não fazemos diferença de nacionalidade, sexo, religião, idade. Faz parte da nossa cultura organizacional o respeito e integração de todos”, finaliza.


Veículo: GenePME

58 visualizações0 comentário
bottom of page